terça-feira, 30 de setembro de 2014

Danças típicas Marquesanas









Há cerca de dois mêses atrás estávamos em um  arquipélago chamado Ilhas Marquesas, qua faz parte da Polinésia francesa. Nessa ilhas é que são feitas as famosas danças tradicionais que não se vêem em nenhuma outra parte do mundo.
Nas vilas, todas as pessoas dançam: homens, mulheres, crianças, adolescentes, idosos etc... É muito interessante observar que eles mantém essa cultura mesmo tanto tempo após a colonização francesa, pois pode-se ver que nas menores ilhas, como Fatu Hiva, nada é feito para turistas, e sim tudo para os próprios locais.



Essas fotos foram tiradas na menor vila da ilha de Fatu Hiva, nós e mais os tripulantes de cerca de três barcos éramos os únicos turistas que estavam observando as apresentações, que, como pode-se ver nas fotos, têm o figurino muito bem planejado.

Essas apresentações são como sarais; todos que estam assistindo (menos os velejadores) dançam em algum momento, mesmo que em dias diferentes, e todos com coreografias e fantasias muito bem feitas e ensaiadas. 
E no fim das apresentações, todos os dias as criancinhas chamavam todos nós para ir dançar com elas. 









Nossos amigos, Kristelle e Diogo (os que estão com sanfona e violino) até foram convidados pelos locais para tocar no primeiro dia de festa com a banda.

E, como agora estou estudando em uma escola local do tahiti, tive uma surpresa muito boa numa viagem que fiz com os alunos: tem Marquesanos que estudam na minha escola, e eles dançam muito bem. Esse vídeo foi uma parte da performance que fizeram na viagem. Só foi constrangedor quando me chamaram para dançar com eles, essa parte, graças aos céus, não foi filmada (pelo menos não por mim, afinal, eu estava dançando). 

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Tahiti- Surf Tapuna








 Hoje fomos surfar em Tapuna, point mundial de surf no Tahiti,  e o melhor: do lado de onde nosso barco fica ancorado.
Essa ai em cima sou eu, por sorte só ralei a bunda hoje no coral.





 Meu coroa fingindo que sabe surfar em Tapuna após quarenta anos de surf.
Esse velho já surfou em vinte países.
Meu maninho que tem sorte de ser front side em quase todos os picos do Tahiti, entrando num tubinho para ficar se achando depois.
É, de vez em quando a gente não se dá bem, enquanto eu só tomei uma raladinha na bunda, o Theo já pode falar que foi arranhado por um tigre.  (Ele não tava sorrindo assim na hora de passar limão). 


Galera, desculpa o atraso e tudo, mas se vocês gostarem, vou começar a fazer posts todas as semanas. Beijão